Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
2° Semestre Educação pelo Movimento
Objetivos de aprendizagem
Compreender a importância da atividade física para o desenvolvimento motor em todos os escalões etários. Adquirir conhecimentos relacionados com a organização de ações no âmbito desportivo. Despertar o interesse pelas atividades mais tradicionais, aplicando-as de modo a promover o desenvolvimento sócio-cultural da criança, do jovem e do idoso.

Conteúdos programáticos
Organização e Planeamento de Ações de Animação Desportiva: tipos de ações de animação desportiva Desenvolvimento do Ser Humano: Fases do desenvolvimento motor Aquisições motoras da Criança Habilidades motoras básicas Organização do Plano Motor: Capacidades motoras básicas - coordenativas e condicionais e suas fases sensíveis Abordagem prática destas capacidades Educação Física na Criança e no Jovem: Objetivos dos programas de educação física para a criança e para o jovem Aspetos metodológicos no trabalho com crianças e jovens Atividade Física na 3 Idade: Principais benefícios da atividade física nos idosos Patologias e atividade física Objetivos dos programas da atividade física nos idosos e aspetos metodológicos Didática da Motricidade Geral: Planeamento de unidade didática Organização e planeamento de atividades de acordo com os diversos escalões etários: criança, jovem e idoso Abordagem Prática das diversas modalidades.

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição Debate Trabalho de grupo Formas de avaliação e respetiva ponderação: A avaliação resulta da apreciação de dois trabalhos teórico-práticos de grupo (60%) e de um teste individual (40%). Um trabalho de grupo incidirá sobre a planificação de uma ação de animação desportiva dirigida a uma determinado contexto social (30%) e o outro trabalho sobre a construção da coreografia e respetiva apresentação de uma dança para crianças (30%).

Bibliografia
BAÑUELOS, F.S. , (1986), Didáctica de la Educación Física y el Desporto, Madrid, Ed. Gymnos, ISBN 84-85945-31-X BENTO, J.O., (1987), Planeamento e Avaliação em Educação Física, Lisboa, Livros Horizonte, ISBN 972-24-1045-8 CORREIA, P.P.; ESPANHA, M.; BARREIROS, J. , (1999), Envelhecer Melhor com a Actividade Física, Lisboa, Edições F.M.H., ISBN 972-735-064-X CRUZ, S ; CARVALHO, L.D.; e outros, (1998), Manual de Educação física - 1 ciclo do Ensino Básico, Lisboa, Edição do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, ISBN 972-9145-88-1 GEIS, P. P., (1994), Terceira Edad, Actividade Física y Salud - Teoria e Prática, Barcelona, Editorial Paidotribo, ISBN 84-8019-100-7 MATSUDO, S; MATSUDO, V., (1993), Prescrição e Benefícios da Actividade Física na Terceira Idade, Horizonte IX (54): 221-228, ISSN 0870-0184 RAMOS, A. L. J.; OLIVEIRA, J. R. ; CARVOEIRA, R. S., (2001), Animação Desportiva para Jovens, Coimbra, Livraria Almedina, ISBN 972-40-1462-2