Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
1° Semestre Psicologia do Desenvolvimento
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os diferentes modelos da Psicologia do Desenvolvimento. 2. Desenvolver os conhecimentos sobre as bases neurológicas do desenvolvimento psicológico. 3. Identificar, compreender e analisar as mudanças patentes nos indivíduos ao longo de todo o desenvolvimento humano. 4. Detetar possíveis problemas comportamentais na população-alvo.

Conteúdos programáticos
1. Modelos da Psicologia do Desenvolvimento a) Principais Modelos; b) Hereditariedade versus Meio; c) Genética do Comportamento. 2. Desenvolvimento do sistema nervoso 3. Desenvolvimento pré-natal 4. Desenvolvimento cognitivo a) Modelo Piagetiano; b) Modelo Desenvolvimentista da Linguagem. 5.Desenvolvimento pessoal e social a) Freud e o Desenvolvimento Psicossexual; b) Erikson e o Desenvolvimento Psicossocial. 6. Desenvolvimento Moral 7. O jogo da criança 8. O desenho como forma de comunicação 9. Problemas de comportamento em contexto educativo

Avaliação
Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Forma de avaliação e respetiva ponderação: 60%- Dois trabalhos de grupo apresentados oralmente; 40%- Teste escrito. Serão utilizadas a exposição oral; o diálogo professor/estudante e debate, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; análise de documentos e reflexão crítica de artigos; trabalhos individuais e de grupo sobre temas previamente definidos; e apresentação de temáticas, seguida de debate para construção de saberes.

Bibliografia
Brazelton, T. Berriz & Greenspan Stanley I. (2002). A Criança e o seu Mundo. Lisboa: Editorial Presença.ISBN 9789722329231. Lerner, R. (2003). Handbook of Psychology. Vol. 6. Development Psychology. London: Hardcover. ISBN 978047768860. Mallon, B. (2001). Ajudar as Crianças a Ultrapassar as Perdas. Porto: Âmbar. ISBN 9724304183. Papalia, D.,E., Olds, S., W. & Feldman, R., D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9788577260416. Spodek, B. (2003). Handbook of Research on the Education of Young Children. New York: Paperback. ISBN 9781931576666. Sprinthall, N., A. & Sprinthall, R., C. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9729241376.