Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
3° Semestre Temáticas Contemporâneas da Educação
Objetivos de aprendizagem
Compreender, selecionar, relacionar e refletir sobre o fundamento/raiz das práticas educativas, partindo do próprio conceito de educação e pela elucidação das conceções de ser humano que subjazem aos diferentes paradigmas educativos Formular juízos críticos sobre a (des)adequação das intencionalidades educativas face ao atual contexto civilizacional - Sociedade do Conhecimento e necessidade da construção de um projeto educativo que acompanhe o ciclo de vida do indivíduo Identificar diferentes temáticas da educação, favorecendo o trabalho pedagógico crítico e criativo que permita a renovação de quadros mentais, epistemológicos e axiológicos de modo a ajustar-se aos novos desafios educativos Caracterizar novos desafios educativos, explicitando as várias dimensões educativas

Conteúdos programáticos
1- Conceito de Educação: a sua problematicidade 1.1. Polissemia do conceito de educação 1.2. Conceção Antinómica da Educação 2- Correntes Pedagógicas: da Educação Tradicional aos Novos Paradigmas educacionais 2.1. Finalidades da Educação 2.2. Conceitos de Aprendizagem 2.3. Organização do ambiente educativo 2.4. Papel dos intervenientes na ação pedagógica 3- Temáticas Contemporâneas da Educação 3.1. Educação e a Sociedade do Conhecimento 3.2. Educação e Profissionalidade Docente 3.3. Educação e Promoção do Sucesso Escolar 3.4. Educação e Participação das Crianças 3.5. Educação e Comunicação 3.6. Educação e Equipas Educativas

Avaliação
Entendemos como fundamental o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem baseado na autonomia do(a) estudante. As metodologias necessariamente diversificadas visam dotar o(a) aluno(a) da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar informação significativa, refletir e transmitir conteúdos, quer individualmente, quer em grupo. Pretende-se assim, que os(as) estudantes tenham, ao longo do seu processo de formação, um papel interveniente, ativo e crítico e que desenvolvam uma razoável autonomia de trabalho e de pesquisa. A avaliação de aprendizagens desta unidade curricular processa-se do seguinte modo: Prova escrita (40%)- Consiste numa reflexão sobre as aprendizagens efetuadas. Prova oral (20%)- Consiste em respostas capazes de articular e mobilizar os conhecimentos. Trabalho de grupo (40%)- Consiste na realização de um trabalho escrito e apresentado em sala de aula sobre uma temática definida, no âmbito do ponto 3 da unidade curricular, segundo critérios pré-definidos.

Bibliografia
CABANAS, J. M. Q. 2002. Teoria da Educação. Concepção Antinómica da Educação. Porto: Ed. Asa. ISBN 972-41-2813-9 DELORS, J. 2005. Educação, um tesouro a descobrir. Tradução José Carlos Eufrázio. Porto: Edições Asa. ISBN 972-41-1775-8. GONÇALVES, Daniela - Da inquietude ao conhecimento. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.11 (2006), p.101-109. ISSN 0873-3600 ROCHA, F. (1988). Correntes Pedagógicas Contemporâneas. Aveiro: Editora Estante