Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
3° Semestre Iniciação à Prática Profissional I
Objetivos de aprendizagem
Especificar as características do contexto de intervenção em função da sua relação com os espaços educativos e a realidade educativa. Criar e manter as condições de segurança, acompanhamento e bem-estar das crianças. Relacionar-se com as crianças de forma a promover situações de aprendizagem das crianças, através da atividade lúdica. Saber observar a criança tendo em vista a adequação da ação. Analisar os dados recolhidos na observação. Adequar a sua ação ao contexto e às crianças. Colaborar na organização do espaço e na utilização de materiais diversificados e estimulantes Colaborar na promoção do desenvolvimento emocional, pessoal e social, curiosidade, disposição para o aprender das crianças. Atender às propostas explícitas ou implícitas das crianças, as temáticas e as situações imprevistas emergentes no processo.

Conteúdos programáticos
1. Papel do adulto no desenvolvimento e aprendizagem da criança 2. Organização do ambiente educativo 3. Observação, planificação e intervenção no Jardim de Infância Nos seminários serão abordadas temáticas que ajudem a contextualizar e consolidar a experiência prática da IPP. Poderão ser abordados temas como: as interações, a organização do ambiente educativo, a observação, a planificação, as situações de aprendizagem na Educação de Infância, entre outros.

Avaliação
A UC está estruturada em Estágio e Seminário. As horas de Estágio decorrem numa sala de Jardim de Infância, em vários dias, permitindo ao estudante, acompanhado pelo Educador Cooperante responsável pela sala, conhecer, observar e colaborar nas rotinas, atividades e projetos desenvolvidos com um grupo de crianças. Numa mesma instituição estarão colocados vários estudantes, cada um em sua sala, de forma a poderem cooperar em atividades conjuntas. As horas de Seminário decorrem na ESEPF sendo a sua dinamização da responsabilidade de docentes que abordarão temáticas relacionadas com a Prática Profissional. O debate e análise de casos práticos serão fomentados entre os estudantes. Os estudantes elaboram um relatório do estágio (100%)

Bibliografia
Ceppi, G. e Zini, M. (2013). Crianças, Espaços, Relações - Como Projetar Ambientes para a Educação Infantil. Porto Alegre: Editora: Penso. ISBN: 9788565848688 Cutter-Mackenzie, A., Edwards, S., Moore, D., Boyd, W. (2014). Young Children's Play and Environmental Education in Early Childhood Education. New York: Springer Ed. ISBN 978-3-319-03740-0 Moyles, J. R. (Org.) (2006). A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0516-9 Oliveira-Formosinho, J. (Org.) (2011). O espaço e o tempo na pedagogia-em-participação. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34466-3 Vecchi, V. (2013). Arte y creatividad en Reggio Emilia: el papel de los talleres y sus possibilidades en educación infantil. Madrid: Ed. Morata. ISBN: 978-84-7112-733-4