Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
3° Semestre Desenvolvimento da Linguagem
Objetivos de aprendizagem
1.Refletir sobre o processo de desenvolvimento linguístico: Compreender a noção de desenvolvimento da linguagem Argumentar a favor da universalidade do fenómeno linguístico Identificar as etapas de desenvolvimento linguístico Caracterizar os marcos do desenvolvimento lexical, morfológico e sintático Explicitar o que entende por consciência linguística Caracterizar os marcos de desenvolvimento da consciência fonológica Identificar comportamentos que requerem o domínio da consciência da palavra Caracterizar a evolução da consciência sintática Identificar as orientações curriculares para o desenvolvimento da linguagem na Educação Básica 2.Operacionalizar os conhecimentos obtidos no desenvolvimento linguístico de crianças em diferentes idades: Conceber atividades de promoção da consciência linguística em diferentes modalidades e em função dos destinatários Adequar estratégias e materiais para o desenvolvimento da linguagem na Ed. Básica Avaliar o desenvolvimento linguístico

Conteúdos programáticos
I Aspetos introdutórios sobre desenvolvimento da linguagem 1.O que é? Alguns conceitos básicos 2.Como se adquire? As bases biológicas da aquisição da linguagem 3.Porque se adquire? Teorias explicativas sobre a aquisição da linguagem II Como se desenvolve a linguagem na criança 1.Enquadramento das orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e 1 e 2 Ciclos do Ensino Básico relativamente a aspetos linguísticos 2.Desenvolvimento fonológico: Etapas e marcos de desenvolvimento 3.Desenvolvimento lexical e morfológico: Aquisição do léxico e desenvolvimento do conhecimento morfológico 4.Desenvolvimento sintático: Marcos universais do desenvolvimento sintático 5.Desenvolvimento discursivo: O desenvolvimento da competência comunicativa e a aquisição da pragmática III Do conhecimento da língua à consciência linguística: como promover Modalidades de consciência linguística. Promoção de atividades de consciência linguística nas modalidades: fonológica, de palavra e de frase.

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição,análises de documentos,trabalho individual e em grupo Descrição: Estão previstos momentos expositivos, a cargo do professor, e momentos de intervenção dos estudantes, mediante análise de documentos, resolução de exercícios e elaboração de trabalhos em grupo visando o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem relevantes. A avaliação da aprendizagem nesta disciplina rege-se pelo disposto no Regulamento de Avaliação da ESE de Paula Frassinetti. A avaliação contínua terá em conta, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: a par de 1 teste escrito (60%), serão propostos trabalhos de grupo (40%). Estes trabalhos visam dotar os estudantes com o conhecimento das orientações curriculares oficiais, por um lado, e proporcionar uma oportunidade de aplicação teórico-prática de conhecimentos, mediante a seleção de atividades,estratégias e recursos adequados às faixas etárias dos seus destinatários

Bibliografia
FREITAS, M. J.; D. Alves & T. Costa (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: DGIDC. M.E. ISBN 978-972-742-269-2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Lisboa: Departamento de Educação Básica. M.E. ISBN 972-742-087-7 REIS, C. (coord.). (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: M.E.-DGIDC. Documento consultado em http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=11&ppid=3 em 19-09-2011 SIM-SIM, I.; I. Duarte & M J. Ferraz (1997). A Língua Materna na Educação Básica. Competências Nucleares e Níveis de Desempenho, Lisboa: Departamento de Educação Básica. M.E. ISBN 972-742-084-2 SIM-SIM, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 972-674-240-4 SIM-SIM, I.; A. C. Silva & C. Nunes (2008). Linguagem e Comunicação no jardim de infância. Lisboa: DGIDC. Ministério da Educação. ISBN 972-742-288-3