Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
2° Semestre Ciências Ambientais
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o impacto dos desenvolvimentos tecnológicos na sustentabilidade do planeta - Observar o meio envolvente relacionando as interdependências ambientais - Procurar informação para actualização dos conhecimentos ambientais - Observar as potenciais situações de intervenção no âmbito da educação ambiental - Criar momentos de experimentação como processo de sensibilização para os problemas ambientais - Demonstrar capacidades de trabalhar em grupo - Ser criativo, observador e crítico - Reformular os procedimentos mediante as medidas de inovação - Adequar os conhecimentos aos desafios ambientais colocados - Relacionar a teoria com a realidade, integrando a Ecologia nos outros conhecimentos - Construir críticas construtivas sobre temas ambientais atuais - Tomar decisões fundamentadas cien tificamente durante um debate - Formular juízos críticos sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e seu impacto ambiental

Conteúdos programáticos
Introdução ao mundo em que vive mos Definição de alguns conceitos da ecologia A Terra como planeta vivo Os seres vivos nos ciclos do Planeta Terra O Planeta em risco: realidade e propostas alternativas Vamos salvar o planeta: Ser ecológico O desenvolvimento sustentável

Avaliação
Trabalho de grupo sobre os problemas ambientais com propostas de diminuição do seu impacto e debate em sala Realização de experiências no laboratório demonstrativas dos problemas e soluções ambientais Pesquisa orientada sobre as áreas protegidas em Portugal Leitura de um texto para realização de uma reflexão na modalidade de conferência, possibilitando a recolha de notas Formas de avaliação e respetiva ponderação: Teste 50% (nota mínima 8.0), trabalho de grupo 25%, avaliação prática em tempo de aula laboratorial 10% e pesquisa orientada/análise de documentos 15%

Bibliografia
ALVES, F.L. (1998) Educação ambiental, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN:972-674-255-2 BRITO JÚNIOR, S.A. (2010) Desenvolvimento sustentável [Em Linha]: o caso de Portugal: ambiente e recursos. Lisboa: INE. ISBN 978-98925-0043-0 CARAPETO, C. (1994) Ecologia: princípios e conceitos, Lisboa: Universidade Aberta, ISBN:972-674-133-5 GABRIEL, R. et al. (2010) Abordagens do ambiente em contexto educativo. Cascais: Principia. ISBN 978-989-716-045-5 PURVES, W. (2001) Evolução, Diversidade e Ecologia, Porto Alegre: Artmed. ISBN:978-85-363-0498-4 SATO, M. ; CARVALHO, I. (2005) Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0518-5 VANCLEAVE, J. (1997) Ecologia para jovens: atividades simples que tornam a aprendizagem da ciência divertida, Lisboa: Dom Quixote. ISBN:972-20-1403-X www.icnf.pt