Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
1° Semestre Percursos da História e Geografia de Portugal - Domínio da História
Objetivos de aprendizagem
Compreender o mundo atual como resultado da ação colectiva, projetada desde o passado Analisar criticamente as problemáticas históricas de Portugal Integrar a História de Portugal numa perspetiva comparada com outros espaços culturais, sócio-políticos e económicos da Europa e do Mundo Apresentar por escrito e oralmente os conhecimentos adquiridos, utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa Aplicar os conhecimentos e demonstra a capacidade de compreensão na abordagem de um tema histórico e na problematização das questões do mundo atual Conhecer os diferentes períodos da História de Portugal e as suas características mais marcantes Distinguir os diferentes estilos artísticos em Portugal e as diferentes características da vida quotidiana, em várias épocas, até à actualidade Relacionar a História de Portugal com aspetos contextualizados numa dimensão de tempo e espaço, relativamente à Europa e ao Mundo

Conteúdos programáticos
A. Introdução ao estudo da História 1. A função social da História no mundo atual 2. A periodização em História - definição de critérios 3. O conceito de documento histórico B. Antecedentes da formação de Portugal C. Portugal na Época Medieval D. Portugal na Época Moderna E. Portugal Contemporâneo

Avaliação
Centrar-nos-emos na contextualização espácio-temporal e na descodificação do significado do conhecimento histórico, de forma a promovermos uma apropriação de saberes estruturados, críticos e reflexivos. Entendemos que as aulas deverão ser interativas, participadas com diversificação de recursos e estratégias variadas que poderão ir da aula expositiva-interrogativa, de debate a trabalhos de grupo, integrando a pesquisa de informação, a análise de fontes históricas, ou o estudo através de sínteses actualizadas. Serão desenvolvidos trabalhos relacionados com a análise e discussão de bibliografia sobre os vários períodos abordados no programa proposto, bem como com a leitura e interpretação de documentos. Com índices de ponderação distintos, a avaliação assenta na tripla vertente da participação em aula (5%) e da realização e apresentação de um trabalho de investigação (45%) e de um teste escrito (50%).

Bibliografia
BARRETO, António; MÓNICA, M. Filomena (coord.) - Dicionário de História de Portugal. Supl. Liv. Figueirinhas, 1999-2000. 3 vol. ISBN 972-661-160-1 CARNEIRO, Roberto - Memória de Portugal, o milénio português. Lisboa: Círculo de Leitores, 2001. ISBN 972-42-2594-1 MATTOSO, José (dir.) - História de Portugal. Lisboa: Estampa, 1993-1998. 8 vols. ISBN 972-33-0924-6 MATTOSO, José (dir.) - História da Vida Privada em Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 2010-2011. ISBN 978-972-42-4627-7 PEREIRA, Paulo (dir.) - História da Arte Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995. 3 vols. ISBN 972-42-1143-6 RAMOS, Rui (coord.) - História de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros, 2009. ISBN 978-989-626-139-9 SERRÃO, Joel (dir.) - Dicionário da História de Portugal. Porto: Liv. Figueirinhas; Iniciativas Editoriais, 1979. 6 vols.