Departamento de Formação em Educação Social

Mestrado em Intervenção Comunitária
3° Semestre Métodos e Técnicas de Investigação Sócio Educativa
Objetivos de aprendizagem
1.Conhecer as várias dimensões que envolvem uma questão de pesquisa; 2.Dominar as várias opções metodológicas de investigação/intervenção em função do objecto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação; 3.Conhecer os processos inerentes à construção dos instrumentos de recolha de informação; 4. Compreender a importância e a necessidade de uma análise rigorosa dos dados; 5.Conhecer os procedimentos inerentes à elaboração de um pré-projecto de investigação/intervenção.

Conteúdos programáticos
1-Conhecimento e realidades sociais/comunitárias 2-Metodologias de Investigação 3-A estratégia de pesquisa 4-Investigação-acção 5-Instrumentos de recolha de informação 6-Análise e interpretação de dados 7-Fontes de informação para a análise da comunidade 8-Redação do trabalho científico

Avaliação
Os conteúdos programáticos serão trabalhados com os estudantes utilizando o método expositivo; a análise de documentos e pesquisas variadas, orientadas de acordo com o objeto de estudo a trabalhar no âmbito do pré-projecto, e de acordo com os métodos e técnicas de investigação a utilizar; trabalho individual; análise e discussão de problemas de investigação. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Pré-projecto de investigação/intervenção que vale 100% da avaliação da unidade curricular. Os estudantes elaboram o seu pré-projecto de investigação/intervenção ao longo da unidade curricular, mantendo um diálogo permanente como o docente.

Bibliografia
ALMEIDA, J. Ferreira; PINTO, J. Madureira. A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Ed. Presença, 1983, 972-23-1231-6 BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1988. BELL, Judith. Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Ed. Gradiva, Col. Trajectos, 1997. 9789724411545 BOUTIN, G.; HÉBERT -LESSARD, M.; GOYETTE, Gabriel. Investigação qualitativa:fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. 9789896590642 DEL RINCÓN, Delio; ARNAL, Justo; LATORRE, Antonio et al. .Técnicas de investigacion en ciencias sociales. Madrid: Editorial Dykinson, 1995. 848155104X FODDY, William. Como perguntar: teoria e prática da construção das perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora, 1996.972-8027-5 GHIGLIONE, R.; MATALON, B.. O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta Ed., 1992. 972-8027-13-3 HÉBERT- LESSARD, Michelle. Pesquisa em educação. Lisboa: Instituto Piaget, 1996 9789728245764