Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em educação especial
2° Ano - Anual Dissertação
Objetivos de aprendizagem
Observar e analisar a complexidade da realidade da educação especial em face do trabalho de pesquisa realizado e identificar problemáticas de interesse para desenvolver na sua investigação; Reconhecer as diferentes fases de organização de um trabalho científico; Selecionar uma questão em educação especial pertinente para o trabalho investigação a desenvolver; Dominar a utilização de métodos e técnicas de recolha de dados (entrevista, inquérito por questionário, observação); Dominar a utilização de métodos e técnicas de tratamento de dados (qualitativos e quantitativos); Justificar e defender concetual e metodologicamente a sua investigação.

Conteúdos programáticos
Organização da dissertação Defesa pública da dissertação

Avaliação
A dissertação é orientada por um docente doutorado da ESEPF ou de outra instituição do ensino superior. São realizadas sessões de orientação tutorial, geralmente individuais. A avaliação final é definida com base na defesa de prova pública, sendo o arguente um doutorado de outra instituição de ensino superior (100%). As caraterísticas deste ato académico estão definidas em regulamento próprio.

Bibliografia
Almeida, L. & Freire, T. (2010). Metodologias da Investigação em Psicologia e Educação. (5 edição). Braga: Psiquilíbrios. ISBN: 9789729738852 Guerra, I. C. (2008). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: Sentidos e formas de uso. Cascais: Princípia Editora. ISBN:9728818661 Hill, M. M. & HILL, A. (2008). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 9789726182733 Iñiguez, L. (coord.) (2004). Manual de análise do discurso em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Vozes. ISBN 8532630049 Maroco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Edições ReportNumber. ISBN 9789899676343 Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 8532630049 Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2013). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. ISBN: 9789726622758 Tuckman, B. W. (2005). Manual de investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 9789723108798