Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
2° Ano - Anual Trabalho de Projeto
Objetivos de aprendizagem
- Conceber, executar e avaliar um projeto de investigação/intervenção nas áreas específicas do mestrado - Desenhar um plano de investigação/intervenção - Conceber metodologias e instrumentos de recolha de dados, em função de objetivos definidos - Analisar dados quantitativos e qualitativos - Gerir intervenções, em função de objetivos e prazos definidos - Avaliar projetos (implementação, progresso e resultados) - Adotar mecanismos de controlo de qualidade, com vista à melhoria contínua

Conteúdos programáticos
1. Projetos de investigação e de intervenção i. Metodologias e instrumentos de recolha de dados ii. Análise qualitativa e quantitativa de dados iii. Avaliação de progressos (resultados, impacto, atividades, recursos)

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: - Projeto Descrição: O acompanhamento dos discentes será realizado por uma equipa de docentes que assegurem as dimensões em causa: a científica e técnica, assim como a metodológica. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Projeto de investigação/intervenção: 100 % Descrição: Avaliação contínua e formativa do processo e avaliação final e sumativa do produto (gestão e avaliação de um projeto de investigação/intervenção)

Bibliografia
ALBARELLO, Luc; DIGNEFFE, Françoise; HIERNAUX, Jean-Pierre et al (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col. Trajectos BARDIN, L. (2008). Análise de conteúdo (edição revista e aumentada). Lisboa: Edições 70. BOGDAN, R. & Biklen, S. (2013). Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teoria e aos métodos, Porto, Porto Editora FLICK, U. (2013). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor. FREIXO, M. (2009). Metodologia Cientifica: Fundamentos, Métodos e técnicas. Lisboa: Instituto Piaget. NARANJO, E. S. & RAMOS, S. T. C. (2014). Metodologia da investigação científica. Lisboa: Escolar Editora. STAKE, R. (2009). A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.