Departamento de Formação em Educação Social

Mestrado em Intervenção Comunitária
3° Semestre Seminário de Apoio ao Trabalho de Projeto
Objetivos de aprendizagem
Permite ao estudante situar-se de uma forma científica frente à complexidade da intervenção comunitária. Através da análise e da reflexão sobre práticas e modelos de intervenção e soluções aplicadas por diversos atores é criada no estudante a perceção e a necessidade de desenvolver um trabalho multidimensional na abordagem da intervenção comunitária. Torna-se consciente da necessidade de intervir como sujeito-ator principal, selecionando a temática e metodologia concreta que deverá constituir o seu trabalho e, desejavelmente, futura intervenção. 1.Observa e analisa a complexidade da realidade comunitária em face do trabalho de pesquisa realizado e identifica problemáticas de interesse para desenvolver na sua investigação/intervenção 2.Seleciona uma questão sociocomunitária pertinente para o trabalho de intervenção a desenvolver 3.Recolhe informação relevante para o trabalho de projeto a desenvolver 4.Justifica e defende, tanto concetualmente como metodologicamente, a sua investigação

Conteúdos programáticos
1.Pesquisa social e transformação da realidade 2.Problemáticas atuais de intervenção social e comunitária: 2.1.Algumas questões transversais: Direitos Humanos, Interculturalidade, Investigação-ação, Desenvolvimento Solidário, Juventude e Envelhecimento, Contextos de Risco... (e outros temas abordados nos seminários) 2.2.Análise e reflexão sobre projetos de intervenção relacionados com problemáticas particulares a desenvolver nos Trabalhos de Projeto. 3.Preparação da ação/pesquisa: desenvolvimento de elementos e estratégias para a caracterização do contexto comunitário (definição da temática a investigar e preparação metodológica específica)

Avaliação
Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho Individual; Trabalho em Grupo; Projeto; Seminários Temáticos -Seminários temáticos ligados a problemáticas contemporâneas na intervenção comunitária -Discussão e análise de projetos de intervenção comunitária (fóruns, debates, apresentações...). -Apoio ao trabalho exploratório de pesquisa. -Orientação tutorial presencial e à distância (Moodle, e.mail). -Debate e discussão sobre o trabalho exploratório realizado pela/o estudante Avaliação: 70% (realização trabalho escrito sobre as temáticas de intervenção comunitária desenvolvidas na U.C. e sua ligação com o esboço de investigação individual a realizar no Trabalho de Projeto) + 30% (apresentação, discussão e defesa do anterior)

Bibliografia
COLAS, M.; REBOLLO, M. (1997) Evaluación de programas : una guía práctica. Sevilla, Editorial Kronos. ISBN 84-88620-05-5 RUBIO, M.; VARAS, J. (1999) El análisis de la realidad en la intervención social: métodos y técnicas de investigación. Madrid, Editorial CCS. ISBN 84-8316-041-2 SANCHEZ, A. (1996) Psicología comunitaria: bases conceptuales y métodos de intervención. Barcelona,EUB. ISBN 84-89607-53-2 SERRANO, G. (2014) Elaboração de Projectos Sociais, Casos práticos. Porto, Porto Editora. ISBN 978-972-0-34857-9 ÚCAR, X.; LLENA, A.(coords.) (2006) Miradas y diálogos en torno a la acción comunitaria. Barcelona, Graó. ISBN 84-7827-447-2 WEBER, P. (2011) Dinâmicas e Práticas do Trabalhador Social. Porto, Porto Editora. ISBN 978-972-0-34859-3.