Departamento de Formação em Educação Social

Mestrado em Intervenção Comunitária
2° Ano - Anual Trabalho de Projeto
Objetivos de aprendizagem
Permite ao estudante adquirir e desenvolver a capacidade de construção de um discurso científico baseado nas competências de investigação/pesquisa, compreensão e análise crítica tanto de documentos teóricos como da sua "intervenção" na realidade -estabelecendo um compromisso de diálogo com um professor/especialista orientador. O objetivo final é a elaboração de um Trabalho de Projeto de cariz científico que consta de uma fundamentação teórica sobre a temática em estudo assim como de um desenho de intervenção (ou análise da intervenção realizada) na realidade. O estudante deverá conseguir elaborar um trabalho com uma adequada profundidade e correção científica/metodológica e saber apresenta-lo e defende-lo publicamente.

Conteúdos programáticos
Os conteúdos são acordados no diálogo do(s) professor(es)/orientador(es) com o estudante, tendo em conta a temática do trabalho de projeto; com o objetivo de desenvolver as competências de investigação, planeamento e intervenção do estudante. Vertidas estas para um trabalho com correção científica, metodológica e linguística, o qual deverá apresentar/defender publicamente.

Avaliação
As metodologias são estipuladas/supervisionadas pelo(s) professor(es)/orientdor(es) que desenvolvam as competências de investigação e intervenção do estudante. A avaliação decorrerá da defesa pública do Trabalho de Projeto. (100%)

Bibliografia
GUERRA , I. (2000), Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção: o planeamento em ciências sociais. Lisboa, Principia. KEMMIS, S. & McTAGGART, R (1988) Cómo Planificar la Investigación-Acción. Barcelona, Laertes.