ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Mestrados

1.ª Fase de Candidaturas
13 a 20 jul.

Mestrado na área das Ciências da Educação

Especialização em Educação Especial

Informações Gerais

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 21/07/2016 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Objetivos

Este ciclo de estudos tem como objetivos: promover a capacidade dos profissionais de educação tratarem, a partir da integração dos conhecimentos aprofundados, as questões da inclusão na sua complexidade e numa perspetiva multidisciplinar; adquirir conhecimentos teóricos e teórico-práticos sobre as formas de efetuar a diferenciação em espaços educativos inclusivos; promover a capacidade de compreensão e resolução de problemas decorrentes das diversas necessidades educativas especiais; analisar e contribuir para o enriquecimento dos contextos significativos dos alunos com NEE; planear a intervenção diferenciada com base na avaliação compreensiva; fomentar o trabalho em equipa e relacionar-se positivamente; desenvolver a investigação educacional em problemáticas específicas da Educação Especial.

Normas Regulamentares

Nº de Vagas

25.

Duração e créditos

4 semestres | 120 créditos.

Direção

Doutora Ana Márcia Vaz Serra Fernandes.

Comissão Executiva

Doutoras Ana Márcia Fernandes, Ana Paula Gomes e Doutor Carlos Afonso.

Horário

Pós-laboral.

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

 

Plano de Estudos

Aviso n.º 12932/2016 - Diário da República n.º 203/2016, Série II de 2016-10-21

1º Semestre

Unidades curriculares

Área científica

Tipo

Horas de trabalho

ECTS

Observações

Total

Contacto

Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo

CE

Semestral

175

48
(T-18; TP-18; OT-4; TC- 8)

7

 

Perturbações da Aprendizagem Específicas

CE

Semestral

175

48
(T-20; TP-12; OT-6; TC-10)

7

 

Perturbações do Comportamento

CSC

Semestral

150

35
(T-15; TP-14; OT-6)

6

 

Avaliação Compreensiva e Construção Curricular

CE

Semestral

125

32
(T-12; TP-16; OT-4)

5

 

Políticas e Organização da Educação Especial

CE

Semestral

125

32
(T-20; TP-10; OT-2)

5

 

 

2º Semestre

Unidades curriculares

Área científica

Tipo

Horas de trabalho

ECTS

Observações

Total

Contacto

Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações Motoras

CE

Semestral

175

48
(T-18; TP-18; OT-4; TC- 8)

7

 

Metodologias e Técnicas de Investigação Educacional

CE

Semestral

150

40
(T-15; TP-15; OT-10)

6

 

Perturbações Associadas

CE

Semestral

150

40
(T-14; TP-20; OT-6)

6

 

Perturbações da Comunicação e Sistemas Aumentativos e Alternativos

CE

Semestral

150

40
(T-15; TP-20; OT-5)

6

 

Recursos Tecnológicos de Apoio à Educação Especial

CE

Semestral

125

32
(T-6; TP-12; OT-8; TC-6)

5

 

 

3º Semestre

Unidades curriculares

Área científica

Tipo

Horas de trabalho

ECTS

Observações

Total

Contacto

Seminário de Apoio à Dissertação

CE

Semestral

200

45
(S-45)

8

 

Envolvimento Parental em Educação

CE

Semestral

50

15
(T-5; TP-10)

2

Opção I a)

Expressões Artísticas em Educação Especial

CE

Semestral

50

15
(T-5; TP-10)

2

Opção I a)

Pedagogia Intercultural e Cidadania

CE

Semestral

50

15
(T-10; TP-5)

2

Opção I a)

a) De entre as unidades curriculares optativas o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 2 ECTS.

 

3º e 4º Semestres

Unidades curriculares

Área científica

Tipo

Horas de trabalho

ECTS

Observações

Total

Contacto

Dissertação

CE

Anual

1250

60
(OT-60)

50

 

 

Normas Regulamentares

Baixe aqui o PDF com as Normas Regulamentares.

 

Condições de acesso (Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, artigo 17.º)

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.           

Condições de ingresso (Normas Regulamentares)

1 - São admitidos candidatos à matrícula no Mestrado em Ciências da Educação - área de especialização em Educação Especial, licenciados ou detentores de grau equivalente, com a classificação mínima de catorze valores. Excecionalmente, nos casos em que o curriculum vitae o justifique, poderão ser admitidos à matrícula candidatos que, preenchendo as condições previstas, apresentem classificação inferior a catorze valores.

2 - São admitidos, ainda, preferencialmente os candidatos que possuam formação em domínios da Educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

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