ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Mestrados

1.ª Fase de Candidaturas
13 a 20 jul.

Mestrado na área das Ciências da Educação

Especialização em Animação da Leitura

Informações Gerais

Este Ciclo de Estudos foi acreditado em 19/05/16 pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

*Curso reconhecido e pontuado pelo Ministério da Educação para efeitos de acesso ao cargo de professor bibliotecário (cf. aqui).

Objetivos

Este mestrado tem os seguintes objetivos:

  1. preparar profissionais docentes e não docentes com formação de base de nível elevado para intervirem na promoção, dinamização e animação da Leitura;
  2. dotar estes profissionais dos saberes teórico-práticos indispensáveis ao trabalho pedagógico a desenvolver no âmbito dos vários contextos educativos em que se promovem práticas de Leitura, aprofundando conhecimentos na área da competência leitora e da sua dinamização;
  3. formar profissionais com espírito crítico, capazes de problematizar, organizar e construir, de forma aplicada, conhecimento na área específica de formação, promovendo a capacidade de compreensão, análise e operacionalização das questões envolvidas na competência leitora e articulando saberes provenientes de diferentes áreas científicas;
  4. preparar profissionais para assumirem o seu papel enquanto membros de uma comunidade educativa, desenvolvendo interações de qualidade, quer a nível interpessoal, quer a nível da sua integração em equipas de trabalho;
  5. formar profissionais capazes de mobilizar recursos em diferentes suportes educativos, desenvolvendo estratégias comunicacionais diferenciadas;
  6. contribuir para uma prática educativa fundamentada na experiência e na investigação, proporcionando, com base nos conhecimentos adquiridos, experiências de intervenção educativa em distintos contextos relacionados com a promoção da Leitura e da Literacia;
  7. profissionalizar agentes educativos atendendo à complexidade e heterogeneidade dos públicos leitores e às diferentes características de receção leitora;
  8. preparar profissionais capazes de conceber, implementar e avaliar projetos de investigação - intervenção em contextos de Educação formal e não formal (Serviços educativos de museus, instituições de acolhimento de jovens e idosos, espaços de reclusão, hospitais, ATL, etc.) que integrem atividades de dinamização e mediação de Leitura;
  9. desenvolver, nos formandos, atitudes de investigação, reflexão crítica e troca de experiências sobre boas práticas educativas, numa perspetiva de inovação e mudança;
  10. valorizar a abertura e diálogo com a comunidade envolvente, visando rentabilizar sinergias para um melhor aproveitamento dos recursos existentes e a melhoria da qualidade das intervenções educativas.

Normas Regulamentares

Saídas Profissionais

Este mestrado potencia o papel da animação da leitura em contextos educativos formais (já consignados na organização escolar, como sejam a educação de infância/ o pré-escolar e os níveis de ensino subsequentes, tanto no espaço sala de aula, como ainda da biblioteca escolar) e não formais (como são os serviços educativos de museus, as instituições de acolhimento de jovens e idosos, os espaços de reclusão, os hospitais, ATL, etc.).

Nº de Vagas

25.

Duração e créditos

4 semestres | 120 créditos.

Horário

Pós-laboral.

Direção

Doutora Maria Cristina Vieira da Silva.

Comissão Executiva

Maria Marta Duarte Martins | Ana Luísa Ferreira.

Diploma

A conclusão do 1.º e 2.º semestres é certificada com a emissão de Diploma de estudos Pós-graduados.

Guia de Candidatura.
Guia de Candidatura recorrente.

 

Plano de Estudos

Aviso n.º 9865/2016 - Diário da República, 2.ª série — N.º 152 — 9 de agosto de 2016

1º Semestre

Unidades curriculares

ÁREA CIENTÍFICA

Tipo

Horas de trabalho

ECTS

Observações

Total

Contacto

Literatura para a Infância e Juventude

LL/CE

Semestral

200

54
(T:20; TP:22;OT:12)

8 (6LL/2CE)

 

Investigação Educacional em Animação da Leitura

CE

Semestral

175

50
(T:20;TP:30)

7

 

Fundamentos da Competência Leitora

LL/CE

Semestral

125

32
(T:16;TP:16)

5 (3LL/2CE)

 

Oficina de Ilustração

EAMH

Semestral

125

32
(TP:16; PL:16)

5

 

Oficina de Música e Drama

EAMH

Semestral

125

32
(TP:16; PL:16)

5

 

 

2º Semestre

Unidades curriculares

ÁREA CIENTÍFICA

Tipo

Horas de trabalho

ECTS

Observações

Total

Contacto

Laboratório de Leitura e Escrita Criativa

LL/CE

Semestral

200

54
(T:12; TP:20; OT:22)

8 (6LL/2CE)

 

Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares

BE

Semestral

150

44
(T:12; TP:20; PL:12)

6

 

Avaliação e Diagnóstico da Linguagem Oral e Escrita

CE/LL

Semestral

150

40
(T:10; TP:20; PL:10)

6 (4CE/2LL)

Opção a)

Comunicação Educacional

CE/LL

Semestral

150

40
(TP:14; PL:14; OT:12)

6 (4CE/2LL)

Opção a)

Tecnologias Educativas na Animação de Bibliotecas

CE/LL

Semestral

150

40
(TP:20; PL:10; OT:10)

6 (4CE/2LL)

Opção a)

Iniciação ao Trabalho de Projeto em Animação da Leitura

CE/LL

Semestral

250

62
(OT:36; S:16; TC:10)

10 (5CE/5LL)

 

a) De entre as unidades curriculares optativas das CE/LL, o estudante deve, obrigatoriamente, realizar uma unidade curricular com 6 ECTS.

 

3º e 4º Semestres

Unidades curriculares

ÁREA CIENTÍFICA

Tipo

Horas de trabalho

ECTS

Observações

Total

Contacto

Trabalho de Projeto em Animação da Leitura

CE/LL

Anual

1500

170
(OT:100; TC:40; S:30)

60 (36CE/24LL)

 

 

Normas Regulamentares

Baixe aqui o PDF com as Normas Regulamentares.

 

Condições de acesso (Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, artigo 17.º)

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.           

Condições de ingresso (Normas Regulamentares)

As mesmas das condições gerais de acesso e ingresso.

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